II SEMINÁRIO NACIONAL DE DANCA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO – ESPAÇOS E LUGARES

O Acupe Grupo de Dança chegou à realização da 2ª edição do Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco no ano de 2012, com o objetivo de promover, a cada dois anos, este espaço de discussão sobre o ensino da dança no Brasil. O evento trouxe questões referentes aos espaços e lugares que oferecem aulas de dança no Brasil, buscando também desenvolver o tema em mesas de discussão com palestrantes e público e apresentações artísticas, numa integração em que a reflexão e a apreciação de espetáculos façam parte do processo de ensino aprendizagem.

Foram seis dias com 15 palestras, 6 espetáculos e 6 cursos, direcionados ao processo de ensino aprendizagem em dança. O Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco 2012 contou com incentivo do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) e do SIC Recife (Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife), além dos apoios do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo Hermilo, Centro Cultural Correios e Universidade Federal de Pernambuco.

Realizamos 08 palestras e duas mesas redondas com 03 palestrantes cada. E tivemos quatro mediadores para cada um dos dias do seminário.

Além das apresentações de dois espetáculos: 5 minutos para blackout (Acupe Grupo de Dança/PE), Confetes e serpentinas (Escola municipal de frevo/PE), e Amanhã é depois! Hoje é brinquedo, (Em cena/PE). Tivemos também a realização de 5 cursos de aprofundamento na linguagem e produção de Dança (com carga horária de 15h para cada curso).

 

PALESTRANTES

Arnaldo Siqueira, Isabel Marques, Flávio Sampaio, Paula Gonçalves, Sacha Witkowski, Karenine Propino, Tereza França, Lígia Tourinho , Fátima Freitas, José Manoel e Claudia Pire.

 

MEDIADORES

Wellington Júnior, Alexandre Macedo, Rudimar Constâncio e Marília Rameh.

 

CURSOS

Ensino do Ballet Clássico- Prof. Flávio Sampaio, Elaboração de Projetos Culturais: Transversalidades- Prof. Sacha Witkowski, Reflexões e instrumentos: processo de ensino/aprendizagem para criação em dança- Prof. Paulo Henrique Ferreira , Pesquisa em dança- Profª Lígia Tourinho, Escrita da dança- Profª Christiane Galdino e Linguagem da dança: arte e ensino- Profª Isabel Marques.

 

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral e curador local: Paulo Henrique Ferreira

Curadora nacional: Isabel Marques

Coordenadora Pedagógica: Mieja Chang

Coordenação de Palestra: Davison Carvalho

Coordenação de credenciamento: Fernanda Cunha

Coordenação de produção de espetáculos: José W. Júnior

Coordenação de receptivo: Roberta Cunha